quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Homens são de Marte Mulheres são de Vênus

Na minha busca por uma visão mais ampla do mundo e das pessoas estou lendo o livro "Homens são de Marte Mulheres são de Vênus".

Logo no começo do livro o autor diz que o maior erro do homem é querer sempre dar a solução para todos os problemas, não sabendo ele que a mulher na maioria das vezes precisa apenas ser ouvida, às vezes tarefa difícil para os homens pela sua natureza de querer solucionar tudo. Um grande amigo meu aborda este assunto em "Ouvir...". Eu estou aprendendo a fazer isso...às vezes quando estou conversando, instintivamente vou pensando numa solução, porém me calo e continuo ouvindo. Acredite, em poucas horas fiquei sabendo coisas que eu não sabia, de uma pessoa que convivo com ela há tempos.

Já a mulher peca no sentido de querer controlar o homem, oferecendo conselhos indesejáveis e/ou fazendo críticas que para ela parecem inofensivas. A mulher pode fazer isso involuntariamente, querendo o bem do homem, porém ela não percebe que isso gera conflitos e desentendimentos, que na maioria das vezes poderiam ser evitados.

Abaixo tem um trecho do livro. Leia e veja se você não se encaixa em pelo menos um exemplo listado, fazendo o que não deveria fazer, e se irritando com uma atitude listada do seu sexo oposto. Eu particularmente, senti dificuldade na primeira vez que li, em entender alguns exemplos dos erros comuns do homem, mas pensei direito, tentei me colocar no lugar feminino das situações e consegui perceber quão desagradáveis são algumas coisas que nós, homens, fazemos. Tente fazer isso, coloque-se no lugar do sexo oposto e veja a situação com outros olhos.

QUANDO UMA MULHER RESISTE A UMA SOLUÇÃO MASCULINA

Aqui estão alguns breves exemplos das maneiras que um homem pode erroneamente invalidar os sentimentos e percepções ou oferecer soluções indesejáveis. Veja se você pode reconhecer por que ela iria resistir:

1.”Você não deveria se preocupar tanto.”

2.”Mas não foi isso que eu disse.”

3.”Não é nada tão importante assim”

4.”Está bem, desculpe-me. Será que a gente pode simplesmente esquecer isso agora?”

5.”Por que você simplesmente não faz isso?”

6.”Mas nós conversamos sim.”

7.”Você não deve se sentir ofendida, não foi isso que eu quis dizer.”

8.”Então o que você está querendo dizer?”

9.”Mas você não deve se sentir dessa forma?”

10.”Como você pode dizer isso? Semana passada eu passei o dia todo com você. Nós nos divertimos tanto.”

11.”Está bem, então simplesmente esqueça isso.”

12.”Tudo bem, eu limpo o quintal. Isto te deixa feliz?”

13.”Entendi. Isso é o que você deveria fazer.”

14.”Olha, não tem nada que possamos fazer a este respeito.”

15.”Se você vai reclamar de fazer isso, então não faça.”

16.”Por que você deixa as pessoas tratarem você daquela maneira? Esqueça-os.”

17.”Se você não está feliz, então nós simplesmente deveríamos nos divorciar.”

18.”Tudo bem, então você pode fazer isso de agora em diante.”

19.”De agora em diante, eu cuido disso.”

20.”Claro que me importo com você. Isso é ridículo.”

21.”Dá pra ir direto ao assunto?”

22.”Tudo que temos a fazer é ...”

23.”Não foi nada disso que aconteceu.”

QUANDO UM HOMEM RESISTE AO COMITÊ PARA O PROGRESSO DA CASA

Aqui estão alguns breves exemplos das maneiras que uma mulher pode, sem saber, irritar um homem ao oferecer-lhe conselho ou críticas aparentemente inofensivas. Enquanto você analisar a lista, lembre-se de que essas pequenas coisas podem contribuir muito para a criação de um muro de resistências e ressentimento. Em algumas das afirmações o conselho, ou crítica, está implícito. Veja se você pode reconhecer por que ele pode se sentir controlado.

1.”Como você pode pensar em comprar aquilo? Você já tem um.”

2.”Essas vasilhas ainda estão molhadas. Elas secarão com manchas.”

3.”Seu cabelo está ficando meio comprido, não está?”

4.”Há uma vaga ali, vire [o carro].”

5.”Você quer passar algum tempo com seus amigos, e eu?”

6.”Você não deveria trabalhar tanto. Tire um dia de folga.”

7.”Não coloque isso aí. Eu ficarei perdida.”

8.”Você deveria ligar para um encanador. Ele saberá o que fazer.”

9.”Por que nós estamos esperando uma mesa? Você não fez reservas?”

10.”Você deveria passar mais tempo com as crianças. Elas sentem falta de você.”

11.”Seu escritório ainda está uma bagunça. Como você pode pensar aqui? Quando é que você vai fazer uma faxina?”

12.”Você se esqueceu de trazê-lo para casa de novo. Talvez você pudesse colocá-lo num lugar especial onde possa se lembrar.”

13.”Você está correndo demais. Vá mais devagar ou eu vou comprar uma passagem.”

14.”Da próxima vez a gente deve ler a crítica do filme.”

15.”Eu não sabia onde você estava.”(Você deveria ter ligado.)

16.”Alguém bebeu da garrafa de suco.”

17.”Não coma com as mãos. Você está dando um mau exemplo.”

18.”Estas batatas fritas estão muito gordurosas. Não são boas para o seu coração.”

19.”Você não está deixando muito tempo para si mesmo.”

20.”Você deveria ter avisado antes. Eu não posso simplesmente largar tudo e ir almoçar com você.”

21.”Sua camisa não combina com suas calças.”

22.”O Bill ligou pela terceira vez. Quando é que você vai ligar de volta para ele?”

23.”Sua caixa de ferramentas está uma bagunça. Eu não consigo achar nada. Você deveria organizá-la.”

Trecho retirado do livro “HOMENS SÃO DE MARTE MULHERES SÃO DE VÊNUS”, JUNH GREY,PAGINAS 35,36,37 E 38

6 comentários:

  1. Cara.. mt fera essa análise aih Marco.
    Dar soluções, acho q é isso msm viu.. o tempo todo!
    Talvez faça parte do estereótipo né.. mas saber que isto não a resposta esperada pela parceira já é uma evolução em termos de compreensão da pessoa.
    Excelentes conselhos, e dica de leitura ;)
    Forte abraço amigo!! =)

    ResponderExcluir
  2. Uhmmm ainda quero ler esse livro!
    Dizem que o "Homens fazem sexo e Mulheres fazem amor" também é muito bom! estão na lista pra ler tb!
    Cara... acho essa uma das coisas mais difíceis de fazer numa relação ou mesmo no convívio com outras pessoas... é se colocar no lugar, imaginar o que a outra pessoa sentiria ou como ela reagiria a nossas ações, mesmo que as julguemos as coisas mais naturais do mundo!!!
    E sinto isso na pele e me arrependo depois que faço algo que deveria ter pensado antes... bem acho que isso é um dos pilares ao se relacionar com o outro, Se colocar no Lugar!

    Grande abraço Marco!

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro, muito bom!

    acho que toda mulher deveria lê-lo, já que essa tendência de dominar parece ser congênita, o autor dá ótimas explicações e esclarecimentos,

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olha só... O marco por aqui!

    Adorei seu blog, você ta sumido hein rapaz?!

    Té mais
    abraço.

    ResponderExcluir
  5. Acho msm e concordo com a análise.. E acrescendo minha opinião que acredito se encaixar no perfil masuclino favorávelmente.. no sentido de que..Os homens ouvem pouco em sua grande maioria, pq é da natureza do homem ser prático, coisa q poucas mulheres são,
    principalmente qdo começam a falar... O homem na sua praticidade, deixa um pouco a sensibilidade de lado, coisa q mto incomoda as mulheres, mas cada uma cria seu próprio fardo "Homem".. até descobrir que tem grande poder de influencia,
    se souber como faze-lo e conquista-lo. Isso de dar palpites .. conselhos, e quere controlar os homens, infelizmente característica nata em grde parte das mulheres.. que não sabem fazer... A mulher sábia pensa parecido com o homem,
    age parecido e ninguem percebe isso própriamente dito, pq ela camufla mto bem conseguindo dar uma rasteira nesta sociedade que impõe deveres a mulher e direitos aos homens.. Só saber viver que da pra ser feliz, e com vantagens!!! *EClletica*.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marco Antonio, a paz de Deus entre nos! Estou visitando, parabéns por tão maravilhoso trabalho. Seu Post está magnífico gostei. Excelente. Votos de muito sucesso e muita proteção. Encontraremos-nos sempre por aqui. Estou esperando sua visita. Quero desejar um ótimo final de semana para você, amigos e familiares. Fique com Deus, muito brilho. Forte abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir